Revista Paróquias: redescobrindo uma gestão de excelência

A revista Paróquias se atualiza, prosseguindo sua universalidade no tratamento do conteúdo sobre gestão e administração eclesial, via plataforma digital, porque a experiência virtual é um conceito multidisciplinar para quem deseja receber mais formação e aprendizado em uma conexão diária

Quero contribuir nessa breve reflexão acerca da revista Paróquias a qual traz sua colaboração em vista da atividade gestora das paróquias e instituições religiosas. Em seus 13 anos de publicação, a revista Paróquias redescobre o espaço quando o gestor paroquial e seus colaboradores se tornam a referência em laços, mobiliza todos os envolvidos para ações necessárias e contemplados pelo conteúdo pautado. Ao administrar uma instituição e seus cooperadores, o administrador tem um único objetivo: a excelência. Por esse motivo, a qualidade de um periódico segmentado assimila essa missão em falar de gestão em um modelo único de reflexão teórico-prática. Hoje, a leitura é mais criteriosa pelo simples fato de o conteúdo agregar os elementos e aspectos que aprofundam a temática desenvolvida, quando se trata de ajudar a pensar uma paróquia ou comunidade mais dinâmica, revigorada e atualizada. Essa missão a revista Paróquias assumiu e vem assumindo a cada publicação.

Das 79 edições publicadas até julho-agosto deste ano, pude contribuir na composição das pautas, matérias, organização, metodologia, pesquisa, etc, sobre os conteúdos administrados quando cada editoria continuasse o pensamento conforme a proposta de temas abordados. Um trabalho envolvido pelo discernimento com autores comprometidos com mesmo ideal na confluência de pensamento, para desenvolver um material sólido e capaz de se unir com a missão da Igreja no setor da administração geral e particular. Como observado acima, o objetivo de uma gestão paroquial é manter com a excelência essa missão estabelecida, por isso, a revista Paróquias traz consigo em sua linha editorial.

A Igreja em sua missão, chamada anunciar Jesus Cristo, faz com que as pessoas (membros ativos) se comprometam com a causa evangelizadora e, conscientemente, com Ele e também busca novas estratégias que garantam a eficácia e a eficiência de sua missão. Nesse sentido, a revista Paróquias quer sedimentar essa qualidade viável para os párocos, secretários, agentes, todos os partícipes atuantes possam obter essa consistência em uma atividade capaz de unir o encargo, o trabalho evangelizador com novas atitudes e visão coesas para uma gestão promissora. Então, imbuídos pelo ministério revestido entre nós, as nossas paróquias necessitam de bons planejamentos para expressar a unidade da presença da Igreja com serviços ágeis facilitando assim, a evangelização permanente. Dito isso, o compromisso assumido pelos autores criteriosos pelo conteúdo publicado nesse periódico, é o de ampliar os horizontes de cada leitor, sendo ele gestor ou liderança, possa também se orientar de forma evoluída e moderna, como apresenta a revista.

Portanto, podemos qualificar a revista Paróquias como o instrumento e ferramenta importante para uma gestão eclesial extraordinária, porque é uma leitura prestigiada pelo fato de acompanhar o cotidiano paroquial, envolvido por um modelo atraente em virtude  de renovar seus ideais, aprimorar o conhecimento em gestão, solidificar suas atribuições cotidianas, alimentar uma gestão pastoral consciente, colaborar com o crescimento da funcionalidade diária da secretaria, porque evangelizar, razão de ser da Igreja, comporta a adoção de estratégias e vários mecanismos de visão de futuro com seus correspondentes métodos e recursos e a revista Paróquias viabiliza esse entendimento. Desse modo, consideramos a revista Paróquias como uma ponte facilitadora e mantém seu foco em uma gestão munida de fundamentos que alinham com a vida eclesial atualizada.

Nesse sentido, me despeço desse importante trabalho como editor da revista Paróquias, o qual exerci durante esse tempo tão profícuo em aprendizado e de mais conhecimento em uma área da Igreja que merece seu apreço e atenção. E a revista Paróquias se atualiza, prosseguindo sua universalidade no tratamento do conteúdo sobre gestão e administração eclesial, via plataforma digital, porque a experiência virtual é um conceito multidisciplinar para quem deseja receber mais formação e aprendizado em uma conexão diária.

Obrigado aos leitores e autores, porque juntos pudemos levar esse conteúdo enriquecedor às paróquias e comunidades religiosas.

Obrigado à revista Paróquias e à Promocat pela confiança nesse importante trabalho de levar formação e informação por meio deste veículo de comunicação para toda Igreja no Brasil. Deus nos abençoe e fortaleça nossa caminhada!

 

Faça um comentário