O que é ter a preferência pelos pobres?

A vida só contempla o bem e transcende o próprio eu na medida em que sou fraterno

Os ensinamentos de Jesus nos provocam uma atitude de misericórdia e mostram-nos a face de quem o segue com o desejo de vivenciar o amor ao próximo. Por isso, o evangelho de Lucas 14,12-14 quer falar para nós sobre um sentido de retribuição. Isto quer dizer que Jesus nos dirige este convite para acolhermos aqueles que estão à margem: “ao dares um almoço ou jantar… uma festa, chama os pobres, cegos…” É um modo de ir ao dos que são menos favorecidos.

A atitude de Jesus nos chama a atenção pela maneira de como vislumbrar o sistema injusto da sociedade da época. Ele está se referindo à classe poderosa que nada contribui para o povo que sofre rejeição. Por isso, Jesus é criticado pelo seu comportamento. Ao chamar os “pobres, estropiados, coxos, cegos”, os renegados, considerados incapazes de participar da sociedade, Cristo está mostrando aos políticos, doutores da lei, fariseus, que eles são chamados para construir e beneficiar o mundo, o Reino de Deus.

Jesus vem com uma nova proposta de acolher estes que são despossuídos de tudo. A palavra de Jesus suscita coragem para enfrentar tais sistemas que geram “morte”. Desse modo, Cristo valoriza a vida de todos, principalmente, a dos “pobres”, indicando ser este o caminho de justiça e de paz. A vida só contempla o bem e transcende o próprio eu na medida em que sou fraterno. Você também é convidado para falar da vida, como Jesus o fez, erguendo-se contra qualquer tipo sistema que estruturalmente se alimenta da violência, do descaso e da falta de amore ao próximo. Por isso, Jesus convida seus amigos que agradam a Deus e chama os pobres como os convidados exclusivos para a festa do Reio de Deus.

REFLETIR

Coragem, não tenhas medo, pois sou o teu Deus. De todo coração desejo dirigir-me a ti, porque tu me salvaste… Possa eu, de hoje em diante, sempre repetir: meu povo, este é o nosso Deus! Seu poder subsiste eternamente. Vamos louva-lo. Amém!”

Faça um comentário