Plantar e Colher o Dízimo

Entre as propostas de estudos nos capítulos, como motivação, conscientização, metas financeiras, implantar e organizar, administrar, programar e dinamizar o dízimo, a obra oferece essa reflexão para uma atitude prática e coerente para que os agentes, dizimistas, párocos, possam contemplar uma evangelização acolhedora por meio de ações de partilha.

Em 2018 publiquei nova obra acolhida pela Scala Editora, redentoristas de Goiás. O título é “Plantar e Colher o Dízimo – a comunidade agradece!”, cujo tema é prática e referência pastoral. Todo conteúdo é pautado pela experiência colhida por meio de uma breve pesquisa entre algumas pessoas escolhidas como párocos, agentes de pastoral, paroquianos dizimistas e alguns fiéis que pretendem participar como contribuintes do dízimo. Além do trabalho como editor na Revista Paróquias pautando temas sobre a pastoral. Dessa colheita, resultou a ideia de escrever um livro em formato de cartilha, passando por uma organização e estrutura de texto apresentando breves capítulos instruídos com leitura bíblica referencial e por dez formas de interpretar, refletir e aplicar no contexto pastoral, assim como o leitor fiel católico possa entender e compreender as ações que a pastoral do dízimo propõe.

Entre as propostas de estudos nos capítulos, como motivação, conscientização, metas financeiras, implantar e organizar, administrar, programar e dinamizar o dízimo, a obra oferece essa reflexão para uma atitude prática e coerente para que os agentes, dizimistas, párocos, possam contemplar uma evangelização acolhedora por meio de ações de partilha. Nesse sentido, ressalto a forma didática como o texto se apresenta para que o leitor tenha em mãos uma cartilha com linguagem e informações claras, sucintas e objetivas. Por isso, o texto contempla essa organização pastoral quando cada um dos envolvidos com a pastoral possa observar algumas sugestões práticas que justiça seu trabalho missionário na paróquia.

Dom Edson Oriolo, bispo na Arquidiocese de Belo Horizonte, escreve o prefácio mostrando a importância de se falar o dízimo. Dom Edson observa que “em uma linguagem propositiva e com muita sabedoria e perspicácia, o autor, esclarece a conscientização sobre o dizimo e sua consolidação como meio ordinário de manutenção eclesial. A obra tem por finalidade exercer como um enfoque de cartilha, onde o leitor entenda sua contribuição enquanto dizimista, pertencente e responsável pela sua comunidade paroquial. A intenção do autor é incentivar a reflexão, o estudo e partilha do dízimo nas comunidades paroquiais”. Por isso, dedico o assunto respeitando como a comunidade eclesial pode alcançar seus objetivos e metas para uma pastoral consistente e avaliativa em sua missão.

E para ilustrar o tema, fiz o convite à artista sacra Mari Bueno para unir ao projeto com a Editora com uma ilustração pensada para o texto. Então, em parceria com Mari Bueno, compôs o desenho em técnica nanquim, aquarela e giz pastel. E o simbolismo que permeia a ilustração em espiral de um labirinto usado na antigas igrejas simbolizando o caminho do cristão. Amarelo representando Cristo, o sol da vida. Coração no centro, o amor a Deus como guia na fé e na caridade. Brotos verdes simbolizando o amor, esperança plantados na caminhada da vida cristã. O marrom contornando, recorda a missão nesta vida terrena e a humanidade de servos do Senhor. Portanto, a obra estende com este simbolismo rico em espiritualidade por uma ilustração cuidadosa por Mari Bueno, cujo trabalho é dedicado à arte sacra que retrata uma Igreja sempre viva com as suas cores e arte.

Portanto, Plantar e Colher o Dízimo, edição publicada pela Scala Editora, aos cuidados do Editor Pe. Paulo Júnior, CSSR, posso dizer que é um trabalho enriquecedor para que a paróquia tenha em mãos um subsídio simples e original, pensada para que não só os agentes possam contribuir com a sua missão, mas para todo dizimista e o próximo dizimista compreendam a dinâmica da pastoral e o que é dízimo em sua comunidade. É um instrumento capaz de oferecer linhas gerais para uma pastoral verdadeiramente construtiva e alinhada com as demais pastorais. Ressalto ainda que o texto pode ajudar e muito cada um dos que acreditam em uma pastoral do dízimo coerente, ético, evangélico e fortalecido na comunidade de fiéis.

*Para adquirir, basta acessar www.scalaeditora.com.br/produto/plantar-e-colher-o-dizimo/ ou ligue grátis para 0800 703 8353  ou ainda pelo e-mail:  [email protected]

**Aprecie os trabalhos de Mari Bueno acessando o site www.maribueno.com.br

Faça um comentário